Para o fisioterapeuta trabalhar na articulação temporo-mandibular é preciso entender o que é, o que causa e como tratar as possíveis alterações nessa articulação. A disfunção temporo-mandibular é o não funcionamento correto da Articulação Temporo Mandibular (ATM).
A ATM é uma das articulações mais utilizadas de todo o corpo, ela abre e fecha aproximadamente 1500 a 2000 vezes ao dia, durante os movimentos de falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar. A ATM é uma articulação bicondilar, na qual os côndilos, localizados nos dois extremos da mandíbula funcionam simultaneamente. As superfícies articulares são recobertas por um tecido conjuntivo fibroso denso, avascular, que possui um número variável de células cartilaginosas, é também chamada de articulação fibrocartilaginosa.
Uma ATM tem como função normal: abertura de boca, no mínimo, igual a 40mm; movimento lateral amplo; ausência de ruídos; ausência de desvios; ausência de desgaste dental excessivo; ausência de dor; mastigação eficiente. Qualquer alteração em uma destas funções, caracterizamos como disfunção da ATM.
Essa disfunção pode ter várias causas, como traumatismo, abertura excessiva da boca, dentadura inadequada e etc.
O paciente irá passar por uma avaliação e depois desta avaliação iniciará um tratamento com um profissional especializado e responsável.